13.4.11

Um deserto não digo, mas no tempo que demorei a chegar a Mértola tinha ido a França e voltava.

A maior parte de vocês já ouvir falar de Mafra, porque há lá um monumento tornado famoso por um livro de José Saramago. Mafra é uma vila bonita, sede de um concelho com cerca de 70 mil habitantes. E vocês perguntam, o que é que isso interessa? Interessa apenas para ter noção do funcionamento do Estado português.
Hoje foi o primeiro voo a partir do aeroporto de Beja. Não foi a inauguração, não, aquilo ainda não foi inaugurado, aliás, aquilo nem sequer está certificado como aeroporto, o voo de hoje teve uma autorização especial para festejar coisa nenhuma, mas na verdade foi só uma ilegalidade. O aeroporto de Beja devia ter sido inaugurado há 3 anos. 3 anos, ouviram bem. Em 3 anos eu tirei uma licenciatura; em 3 anos, o Estado não teve tempo de tratar da papelada e abrir oficialmente o aeroporto de Beja.
Mas o que é que Mafra tem a ver com Beja? Aparentemente nada. Eu uso Mafra, caso que conheço bastante bem, porque vivi 18 anos nesse concelho, como ponto de comparação. O concelho de Mafra tem o dobro dos habitantes do concelho de Beja. Os concelhos vizinhos de Mafra, Loures e Torres Vedras, multiplicam várias vezes a quantidade de habitantes dos concelhos mais próximos de Beja. Mas em Beja construíram um aeroporto. Um aeroporto que vai ter um voo por semana. Custou 35 milhões de euros e vai ter um voo por semana.
Se eu vivesse no meio de nenhures, ou seja, no Alentejo (não estou com isto a querer ofender quem lá vive, até porque eu vivo num sítio que mais parece nenhures), também ia gostar de ter um aeroporto por perto, pois ia. Mas acho que interessa ser racional, e fazer cálculos. E um aeroporto de 35 milhões de euros, no meio da planície alentejana, onde existem poucos habitantes, e a maior parte tem mais de 65 anos e é pobre, não me parece nadinha racional. Porque é que não se constrói um aeroporto em Bragança? As pessoas de lá também devem querer. E se calhar até têm mais poder de compra e possibilidades de viajar.
Depois queixam-se que a economia está mal...

3 comentários:

Nikkita disse...

Quando vi nas notícias essa dita não-inauguração, a primeira coisa que perguntei foi mesmo: "Beja?! Mas o que raio há em Beja que justifique um aeroporto....!?"
Claro que a resposta é nada. E sim, há demasiadas coisas que não fazem sentido nenhum e esta é uma das que está no topo da lista de inutilidades/esbanjamento de "dinheiro-que-mais-parece-não-fazer-falta-mas-até-faz". Mas alguém pergunta a nossa opinião...? Nop.

Avidni disse...

Concordo inteiramente. É um profundo disparate.
Quanto a Bragança: tem um pequeno aeródromo com carreiras diárias para Lisboa q funciona muito bem e é utilizado por profissionais q necessitam de se deslocar com frequência à capital. Faz sentido tendo em conta as distancias em causa.
Já Beja...

nightcrawler disse...

Avidni,
não sabia da existência desse aeródromo, mas acredito que seja mais útil e certamente muito mais barato do que o aeroporto que, segundo sei, continua por inaugurar em Beja.