27.6.10

Como dizia o outro, prognósticos só depois do jogo

Devia ter escrito isto há uns dias, mas não tive vontade para isso.
Saiu a minha última nota, o que quer dizer que acabei o terceiro ano da licenciatura. Acabou. Três anos, três mil euros, muita coisa.
Não foi o que eu esperava. Tinha a ideia muito errada de um ambiente académico e sério, e dei de caras com uma versão maior de uma escola secundária. Mas acabei por me habituar e gostar.
Não me dediquei sempre como devia, aliás, não me dediquei quase nunca como devia, e isso traduziu-se numa média final apenas aceitável. O primeiro ano de aulas passou-me bastante ao lado, por desinteresse nas matérias e porque me dediquei demasiado a outras coisas (que se vieram a revelar infrutíferas). O segundo e o terceiro ano foram diferentes, em parte porque sentia mais interesse por aquilo que dava nas aulas, mas também porque tive um apoio enorme de alguém que conheci entretanto.
Aconteceu muita coisa. Vi pessoas desistir, seguir outros sonhos. Perdi colegas e amigos, outros safaram-se por pouco.
Foram anos complicados, muita coisa mudou. Eu mudei, enquanto aluna, enquanto pessoa, aprendi muito mais do que aquilo que ouvimos debitar nas aulas. Aprendi a pensar por mim própria, a fazer as minhas escolhas e tomar as minhas decisões. Aprendi a ser realmente eu.
Acima de tudo, cresci. E isso foi o melhor de tudo.

2 comentários:

B' disse...

És uma pessoa inteligente, bastante culta, interessada e interessante.
Estes três anos souberam-te a pouco, mas lê o ultimo paragrafo, vais ver como foram produtivos.
Os proximos serão ainda melhores.
Tenho a certeza.
Cresceste muito, e estou verdadeiramente orgulhosa de ti.

Espero que também estejas.
Amo-te. :)

Nikkita disse...

Parabéns pela licenciatura.
Espero em breve poder passar por uma experiência idêntica.

;)