24.6.10

Petição contra o encerramento da Biblioteca Nacional

Durante os últimos dois anos a Biblioteca Nacional foi um dos meus locais de estudo, e o seu acervo foi a principal base dos meus trabalhos. No próximo ano iria ser, da mesma forma, o meu local de estudo, mas num momento diferente da minha vida, o mestrado. Em Outubro a Biblioteca vai começar o seu encerramento progressivo, para obras de remodelação, estando encerrada até Agosto de 2011.
Não me oponho de forma alguma a essas obras, são mais que necessárias. Oponho-me, isso sim, ao seu encerramento total, uma vez que parte das obras lá guardadas são exemplares únicos que não se encontram em mais nenhuma biblioteca pública do país, ou quando se encontram estão, em muitos casos, a 200 ou 300 kms. Tendo em conta que nem toda a gente tem a possibilidade de ir uma vez por mês ao Porto ou a Braga para consultar um livro, acho que seria mais correcto fazer um encerramento faseado, nunca fechando totalmente para não impossibilitar a consulta desses volumes, já para não falar da importantíssima secção de reservados, esses sim inexistentes em qualquer outro lugar.
Deixo aqui o link e o texto da petição contra o encerramento da Biblioteca Nacional, disponível na internet, e peço a todos que assinem, por tudo o que este encerramento acarreta.

No passado dia 8 de Junho de 2010 a direcção da Biblioteca Nacional de Portugal [BNP] anunciou que os serviços de Leitura Geral da Biblioteca encerrarão durante dez meses (de 15-11-2010 a 01-09-2011) e os Reservados durante cinco meses (01-04-2011 a 01-09-2011). Como cidadãos e utilizadores da BNP, embora conscientes das inequívocas vantagens inerentes à ampliação do edifício de depósitos da biblioteca, consideramos o planeamento dos trabalhos estipulado inaceitável e solicitamos que seja repensado.

O encerramento durante quase um ano de uma instituição que detém colecções sem alternativas (Secção de Reservados, espólios do Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea, Secção de Periódicos por exemplo) é incompatível com o prosseguimento da actividade científica de largas dezenas de estudantes e investigadores que necessitam desse material.

A indisponibilização dos acervos da BNP comprometerá a viabilização de projectos em curso, muitos deles com financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior ou de outras instituições, e porá em causa o cumprimento de calendários e compromissos académicos estabelecidos. O encerramento de uma instituição como a Biblioteca Nacional teria, no mínimo, que ser publicamente comunicado com um ano de antecedência para que as várias partes envolvidas (universidades, instituições de financiamento, estudantes, investigadores) pudessem planear o seu trabalho em função desses dados. É inadmissível que uma determinação deste género seja comunicada apenas com cinco meses de antecedência.

Por outro lado, acreditamos que seja possível levar a cabo os trabalhos de transferência dos fundos de forma faseada, de modo a evitar um encerramento integral tão longo. Independentemente de existirem outras bibliotecas com Depósito Legal, é do conhecimento geral que para uma parte substancial do acervo bibliográfico e documental da BNP não existem alternativas nem em Lisboa nem em nenhuma outra biblioteca ou arquivo do país. Pelo que é absolutamente incompreensível que se proponha que este acervo único permaneça inacessível durante 10 meses.

Solicitamos pois que se proceda a uma reconsideração do plano de transferência, no sentido de:
1) se atrasar o encerramento da BNP para depois de Junho de 2011, para dar um mínimo de um ano de antecedência ao anúncio
2) fasear os trabalhos de modo a reduzir o tempo de encerramento integral dos referidos núcleos da BNP.

Sem comentários: