7.1.10

LES Online

Surgiu no passado dia 28 de Dezembro a primeira revista online dedicada a estudos e investigações sobre a temática lésbica. É a LES Online e no site encontra-se uma espécie de declaração de intenções: "O LES Online tem como objectivo contribuir para a reflexão sobre questões lésbicas e promover os direitos e a igualdade de oportunidade das mulheres lésbicas.".
Tive conhecimento desta iniciativa na secção gay da revista Time Out que, pela mão de Bruno Horta, tem feito um trabalho excelente na divulgação de formas de arte, como exposições, livros e filmes, ou de espaços ligados à temática LGBT, assim como entrevistas a figuras conhecidas, sobre o mesmo tema.
Acho que esta iniciativa é muito boa, dando uma nova visibilidade a um tema um pouco esquecido: a temática homossexual tem sido objecto de muitos textos na comunicação social mas, por razões históricas e sociológicas, são os gays quem recebe mais atenção, enquanto as lésbicas tendem a ficar "na sombra". Não estou a fazer disto uma queixa, é a realidade das coisas. Pode ser que venham, com acções como esta, a tornar-se diferentes.

Sem comentários: