7.9.09

Debate Francisco Louçã vs. Manuela Ferreira Leite

Não vi a totalidade do debate. Quando apanhei já estavam a debater a possibilidade de privatização da Segurança Social. Mas a parte que me chamou a atenção, por motivos óbvios, foi a do casamento entre pessoas do mesmo sexo. O Francisco Louçã pareceu seguro, mantendo o discurso que sempre apresentou e com boa fluência, coisa que também costuma mostrar. A Manuela Ferreira Leite atrapalhou-se, gaguejou, disse frase sem nexo, contradisse-se. O discurso do PSD para as questões da liberdade pessoal sempre foi, perdoem-me a expressão, uma bela porcaria. Esta senhora há uns tempos veio dizer que o casamento serve para a procriação. Pois coitadas das pessoas inférteis, ou daqueles que simplesmente não querem ter filhos, assim sendo não podem casar.
Ela diz que os casais homossexuais "não perspectivam a existência de filhos". Eu por acaso quero ter filhos. Com a minha namorada, eventualmente minha mulher. Depois diz que o Francisco Louçã pretende impôr o casamento. Essa deixou-me mesmo possessa. Não, minha senhora, e todos os que pensam como vossa excelência, ele não quer impôr o casamento, ele quer permitir que qualquer pessoa possa escolher casar. As uniões de facto não se tornam casamentos, só tornam se os intervenientes quiserem. Os casamentos homossexuais não se vão tornar uma praga nem um bicho papão, porque muitos homossexuais não querem casar. Mas querem ter o direito a escolher.

Sem comentários: