14.10.09

"Ai que me lembrei que sou português e tou tão chateado com o mundo inteiro"

Eu às vezes surpreendo-me a mim própria. Ainda há uns dias escrevia aqui uma coisa sobre o facto de gostar de Portugal mas não dos portugueses (como é óbvio não me vou dar ao trabalho de pôr o link, se querem ver andem com a página um bocadinho para baixo, não custa nada) e não é que tenho mais um argumento para aumentar ainda mais esse meu sentimento?
Há coisa de dois anos uma actriz brasileira, Maitê Proença (que, particularmente, acho que é boa actriz), fez um vídeo onde diz umas quantas parvoíces sobre Portugal e os portugueses. Nota-se que lhe faltam conhecimentos de história, de geografia, e um certo cuidado com determinados gestos. Mas pronto, é um vídeo que não me aquece nem me arrefece. Mas pelos vistos há milhares, se não milhões, de portugueses, que ficaram indignadíssimos; agora, dois anos depois!!!Ora vejamos: a Luísa Castel-Branco, por quem eu até tinha um certo respeito, diz "Que tal proibir-lhe a entrada no país?" (claro, é exactamente isso que eu faço quando gozam comigo, proibo que essa pessoa entre no meu país, não melhor, no meu continente, é isso, vamos impedi-la de entrar na Europa); uma série de comentários em vários blogs, cada uns piores que os outros, e que nem vale a pena ver; e para cúmulo, uma petição!! a exigir um pedido de desculpas, assinada, no momento em que escrevo, por mais de 2500 pessoas.
Agora, se não se importam, eu faço o favor de relembrar a essas pessoas que andam com vontade de fuzilar a Maitê, a forma como os brasileiros são vistos e tratados em Portugal: o brasileiro é ladrão, é corrupto, é preguiçoso, vem cá para roubar o trabalho dos portugueses (esta é das que eu mais gosto, dá-me uma vontade de rir), as brasileiras roubam os maridos das mulheres portuguesas, enfim, o diabo a quatro. Mas quando somos nós o motivo do gozo ou da piada fácil, já dói não dói?
Sei que a lei de talião não é politicamente correcta, olho por olho, dente por dente, mas esse vídeo e todos os outros tipos de gozação que os portugueses sofrem não são mais do que justos perante a forma como os portugueses têm tratado outras pessoas ao longo do tempo.

1 comentário:

Rita disse...

Haja um blog com os pés na terra que eu já não tenho paciência para esta indignação toda.
Junta-te a mim e vamos as duas fazer uma petição para que os portugueses ofendidos com a moça nos peçam desculpa a nós pela imagem que passam do nosso povo...