25.10.09

"Ó Zé, vai pôr a mesa. Agora não mulher, tenho de ficar a olhar para a televisão como um vegetal".

Eu tenho um problema com homens. É a forma mais simples de começar a explicar isto. Tenho um problema, possivelmente derivado do péssimo exemplo masculino que tive, e que me causa um profundo descrédito nos homens. A minha namorada tem uma vertente de psicóloga, e diz que isto se deve ao facto de eu considerar a mulher muito superior ao homem, e daí achar que nenhum homem merece uma mulher. O resultado, seja qual for a causa, é o facto de a grande maioria dos homens me irritarem solenemente e não conseguir ver neles qualidades. Podem dizer que eu tenho uma fobia qualquer, não me interessa.
Este texto deve-se a ter assistido a várias situações, nos últimos tempos, em que alguns homens mostram não dar valor nenhum às respectivas esposas. O último desses casos foi uma situação em que a mulher estava a fazer uma coisa, uma coisa trabalhosa, digamos, e o homem estava sentado, especado a olhar para o porta-chaves. A pensar em coisas interessantíssimas, sem dúvida alguma.
Isto dá-me nervos. Dá-me nervos e cansa-me e deixa-me pior que estragada. Porque raio é que para uma quantidade significativa dos homens portugueses (eu sei que não é só em Portugal, mas é o único povo que conheço bem) elas trabalham enquanto eles olham?
Há aquela resposta mais comum, que eu adoro, de que o homem tem um emprego, “ganha o dinheiro”, por isso não precisa de mexer uma palha em casa. Mas se ambos trabalham, e quando chegam a casa a mulher é que faz tudo, como fica a situação? Depois dizem que os homens não têm jeito para tarefas domésticas. Ninguém nasce ensinado, mas aprende-se. E há mais argumentos, todos eles de um interesse extremo e facilmente rebatíveis.
O que me leva à conclusão óbvia: os homens não fazem nada porque não querem, porque não lhes apetece e, mais importante que tudo, porque a sociedade lhes tolera isso. E é esse último pontinho ínfimo que me deixa os prismas todos desalinhados: a sociedade aceita isso, aceita que as mulheres trabalhem e os homens assistam.
Claro que eu não sou perfeita, mas dou valor à minha namorada. E gosto de a ajudar, seja no que for. E não me imagino a ficar especada a olhar para o nada enquanto ela faz tudo e mais alguma coisa. Será que sou eu que tenho uma mentalidade assim tão avançada, sou eu que não faço sentido?

4 comentários:

Catarina disse...

Acho o mesmo que tu, esta sociedade em que tudo é permitido ao homem tira-me do sério. Não percebo, irrita-me imenso. Assim como aquelas mulheres não se importam que os homens vão a clubs de strip porque é "tipico dos homens" ou "eles só vão ver, não fazem nada" mas se fosse ao contrário era o descalabro, infelizmente às vezes são as próprias mulheres que se põem nessa posição.

pixel disse...

se calhar eles são aquilo que algumas mulheres os permitem ser.
Eles que na nossa sociedade foram essencialmente educados pelas mães e concorda´mos não produziram nada de muito interessante. :(

santa-rita disse...

O meu pai é completamente o oposto disso tudo!! E o meu irmão também -- mas esse, coitado, foi criado numa casa só de mulheres...

(Uma vez vi um postal daqueles do PostSecret. Dizia "I believe the reason why I'm a lesbian is because I cannot imagine loving any man more than my Dad or Grandfather". Um bocado creepy, but still, lovely.)

nightcrawler disse...

eu,
é claro que os homens são o que são porque as mulheres aceitam que assim sejam. Mas essas mulheres foram educadas assim, e muitas não têm forças para se revoltar e exigir o respeito que merecem. O que é pena.

Ana,
é claro que existem homens fantásticos. Eu sei e tenho o prazer de conhecer alguns. Mas existem tantos que não mostram cuidado nem respeito pelas suas mulheres e pelas mulheres em geral. E são esses que me causam esta irritação.