23.10.09

"Não querido, não podes brincar com bonecas, porque isso é para meninas e não queremos que tu sejas maricas."

Eu sou uma pessoa muito complicada. Melhor ainda, muito comichosa. Tenho opiniões sobre quase todos os assuntos, e adoro pô-las aqui, quer sejam lidas ou não.
Desta vez, o que me deixam com uma certa urticária, foi uma iniciativa para, supostamente, o divertimento das crianças. Ligo a televisão e no programa da manhã da SIC estão a falar de um espaço inaugurado há uns meses onde, dizem, as crianças vivem "a maior diversão das suas vidas". Penso eu, deve ser um sítio fantástico. Nesse dito sítio as crianças brincam. Óptimo, essa é a melhor coisa de ser criança - passa-me pela cabeça. Mas depois a coisa perde a graça. Porque nesse sítio as crianças "experimentam profissões". Ou seja, elas não têm a maior diversão da sua vida ao brincar pelo simples divertimento que brincar pode provocar (e todos sabemos que brincar é sempre bom). Não, elas divertem-se sendo transformadas em pequenos adultos. Não brincam porque sim, brincam porque têm de treinar para o futuro.
Isto não me agrada nada. Eu, pelo que me lembro da minha infância, brincava porque era giro, era divertido, tinha piada. Não porque assim aprendia. Ou porque assim me preparava para o futuro. Eu queria lá saber do futuro. Aquelas criancinhas têm 5 anos, são feitas de sonhos, não de projectos, ou de ideias que se vão invariavelmente tornar realidade. Eu, na minha infância, quis ser guarda-redes, mecânica, camionista, e mais umas quantas coisas. E hoje não é nada disso que faço.
Mas pronto, esta parte fez-me confusão, mas até se aceitava. Agora o resto. Existem, se os meus ouvidos não falharam, cerca de 50 profissões disponíveis nesse espaço. Mas eu acho que a escolha não é bem feita. Duvido muito que entre essas esteja técnic@ de uma agência funerária, técnic@ da recolha do lixo, técnic@ de limpeza de casas de banho públicas. Essas profissões são tão legítimas como qualquer outra, mas não têm graça. Por isso não são apresentadas às crianças. Se os responsáveis querem ser correctos, rigorosos, devem mostrar de tudo um pouco, quer seja fixe e colorido e interessante, quer seja prático e útil e às vezes chato.
E a outra coisa que me deixou com uma certa irritação, é a contínua discriminação por género. Como é que no século XXI, os portugueses continuam a ter esta mentalidade tacanha de que há profissões distintas para homens e para mulheres. O grupo de crianças que estava em estúdio a ser usadas como exemplo era formado por dois rapazes e duas raparigas. Não perguntaram aos rapazes se queriam experimentar brincar com um/uma maquilhador/a. Não, encaminharam-nos logo para o piloto de corridas. E vice-versa. Eu não entendo isto, porque é que as crianças têm de fazer uma coisa, brincar de uma determinada forma, por puro preconceito dos adultos. Eu odiava bonecas e brincadeiras em que fosse suposto tomar conta de bebés e brinquedos para lavar a louça ou cozinhas. Eu adorava jogar futebol, e adorava carros em miniatura. E felizmente nunca ninguém me impediu de fazer aquilo que realmente me divertia. Mas há quem impeça os filhos de se divertirem, porque "isso não é para rapazes, é para raparigas", ou o contrário.
Esta cansa-me, cansa-me mesmo muito.

3 comentários:

Afonso Arribança disse...

Eu digo-te, eu brincava tanto com carros ou às lutas ou com jogos de video, como com as bonecas da minha prima, e até aos pais e mães. Quando me punha a brincar com bonecas, ou quando pedi uma vez uma boneca, disseram-me "isso é para meninas!", eu mandei-os à merda e fiz uma birra de tal modo que consegui o que queria xDD

Hoje os meus pais já não ligam a isso, e o meu irmão, por exemplo, já tem mais liberdade pra brincar com o que quer. Mas esse preconceito existe por toda a sociedade e é super irritante. Aliás, o que seria da sociedade sem preconceito? É por isso que odeio a sociedade e todo e qualquer estereótipo e ideias que nos tentam meter dentro da cabeça. Simplesmente detestável.

Gostei do desabafo

Beijinho

Papoila e Orquídea disse...

Não poderia concordar mais com a distinção entre géneros!

*

André Margarida disse...

Cada pessoa tem o seu gosto... Mas ha pessoas que não compreendem isso. Tanto que se alguem vir um rapaz a brincar com bonecas dizem logo que o rapaz é maricas e fazem troça. Mas se virem uma rapariga a brincar com um Action Man ou um carro (dos de brincarXD) não dizem nada! E eu azho isso completamente IRRITANTE, ESTUPIDO e acabo por não perceber. (o mesmo acontece não so em brinquedos e profissoes como LIVROS E REVISTAS).