22.10.09

Também não era preciso tanto. Esta gente adora bater no ceguinho.

Esta gente passa-se. Eu entendo, ficamos um bocado agoniados com a saída do José Saramago (andar um bocadinho para baixo para ver o comentário a isso, se faz favor, já sabem como se faz), eu pelo menos fiquei um tanto ou quanto mal disposta, mas também tenho andado adoentada, se calhar é disso. Mas não é preciso exagerar. O pior é que o português típico exagera sempre. E isso chateia. Primeiro vem um tipo que pelos vistos é deputado do PSD no Parlamento Europeu, e de quem só 0,1% da população é que ouviu falar (de qualquer forma, não votei nele, as pessoas em quem votei sei pelo menos os nomes), um tal de Mário David, e o senhor vem dizer que José Saramago devia "renunciar à cidadania portuguesa". O homem não devia estar bem naquele dia, acontece, às vezes temos dias assim, enfim, dá-se-lhe o desconto.
Mas não é que agora surge António Sousa Lara renascido das cinzas para atacar mais uma vez? Para quem não sabe ou não se recorda, Sousa Lara foi o sub-secretário de Estado da Cultura, um cargo de elevadíssima importância, que em 1992 impediu que O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de Saramago, concorresse ao Prémio Literário Europeu, porque era uma obra que punha em causa uma série de dogmas da Igreja Católica (1). Ora este senhor vem agora dizer que Saramago "está ao nível de Berlusconni". Eu não sei o que é que o Saramago pensa desta frase, mas para mim isto é um insulto pior do que me mandarem a certos sítios, e merecia um par de lambadas bem assentes em quem o disse. Mas Saramago é um senhor respeitável, que decerto reagirá com muito mais sensatez do que eu (visto que eu não tenho disso).

Mas agora a sério, esta gente pensa no que diz quando está a falar? É que não devem pensar. O José Saramago pode não ter tido um momento particularmente feliz com o que disse, mas querer que ele renuncie à cidadania e dizer que ele é como o Berlusconni é abusar. Principalmente vindo de dois políticos ou ex-políticos.


(1) Só para espicaçar um bocadinho, devo também dizer que o senhor Sousa Lara foi condenado a dois anos e meio de prisão, com dois anos de pena suspensa, por administração danosa enquanto vica-reitor da Universidade moderna.

2 comentários:

Four Simple Words disse...

quando alguém com algum nome pede a um icone nacional, vencedor de um prémio nobel, a renunciar a sua cidadania é porque algo naquela cabeça não estava (está) bem.

ainda ouvi pela boca do meu stor de psicologia que um senhor Joaquim Carreira das Neves (nao fazia a minima ideia de que personagem se tratava mas com alguma pesquisa vi que o senhor é um teólogo) disse sem tirar nem pôr 'Saramago é um gato fedorento a brincar com a Bíblia'. ora José Saramago deve-se ter sentido rejuvenescido.

A Bíblia pode ser lida e interpretada de infinitas maneiras, do assassinato à salvação, e o senhor tem o direito á sua opiniao (mas va, admito que tenha exagerado um pouco). Se ele escrevesse um livro com 100 razões para nao ter filhos o escabez nao seria tanto, ainda estamos tão na idade média para ter que ouvir meia duzia de cabeças no ar a reclamar 'ai credo ofendeu o sagrado'.
No fundo é tudo tão falado por ter sido Saramago, mas ainda é mais falado por ser a querida Bíblia.

Abraço ;D

nightcrawler disse...

Por acaso não sabia dessa afirmação do Carreira das Neves, mas o senhor também é muito dado a extremismos por causa da Bíblia. É claro que ele e todas as pessoas têm o direito a dar a sua opinião, para isso existe liberdade de expressão, que é o que me permite estar aqui a escrever tudo isto. Mas acho que há coisas desnecessárias. Quanto à Bíblia, tem partes fantásticas: o Cântico dos Cânticos é um dos poemas amorosos/ eróticos mais bonitos que já li. Mas claro que também tem partes muito violentas.